quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ESPECIAL LIVROS DE J.K. ROWLING - RESENHA: MORTE SÚBITA

Finalizando as resenhas dos livros de J.K. Rowling (traduzidos!), apresento-lhes: Morte Súbita!

Resenha:
Com quarenta e poucos anos, em seu aniversário de casamento, Barry Fairbrother morre inesperadamente. A pequena cidade de Pagford fica em estado de choque. A aparência maravilhosa do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no conselho paroquial logo se torna o motivo para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas?

Morte Súbita é o primeiro romance adulto de J.K. Rowling voltado para o público adulto. A história é dividida em sete partes. Logo no início, além de nos depararmos com a súbita morte de Barry Fairbrother, somos apresentados a sete núcleos familiares e a reação de todos após ficarem sabendo dessa notícia avassaladora.
Barry até então era uma pessoa querida, respeitado e admirado por muitos. Fazia parte do conselho paroquial da cidade e agora que sua cadeira está vaga, todos os moradores que de certa forma tinham alguma ligação com ele (por mais fajuta que fosse), passam a se questionarem sobre quem irá substituí-lo a altura (ou não) e suas vidas acabam se entrelaçando.
     No decorrer dessa história passamos a conhecer um pouco mais desses moradores de Pagford (que não são poucos!), incluindo seus segredos, conquistas, interesses, descobertas, medos, desejos, problemas, vícios, ambições, perdas, entre outros. Não pretendo falar de nenhum personagem especifico aqui, mas é certo de que alguns acabam tendo mais destaque do que outros devido sua própria história de vida e o que desejam para si mesmos.

A primeira parte do livro é dedicada inteiramente à apresentação desses vários personagens, o que achei um tanto monótono e arrastado, pois fiquei com a impressão de que nada aconteceria e que a história não teria rumo, mas como toda história, principalmente as grandes, é necessário uma introdução.
Em minha opinião, se envolver com a história logo no começo é uma tarefa difícil. É preciso persistência, e foi o que eu fiz, persisti até quase a metade do livro para ficar realmente empolgada. De início, sei que muitos vão pensar coisas do tipo: "Mas e daí que fulano pensa assim?", "Que diferença isso faz?", quando na verdade, a história não trata apenas de contar o que acontece na pequena cidade após a morte de Barry Fairbrother. Muitos detalhes no começo, por menores que sejam, tem grande influência em alguma coisa que irá acontecer mais tarde, fazendo com que todas as pontas que pareciam desconexas ou sem maiores explicações plausíveis, fossem amarradas de forma genial!
A história não é adulta somente por conter diálogos repletos de palavreados chulos, mas por ser uma leitura não muito "leve", já que aborda assuntos sérios de difícil compreensão. A obra deve ser lida com a mente aberta, e talvez, só irão absorver a verdadeira mensagem aqueles que possuem maturidade para encarar esse tipo de romance.
J.K. Rowling acertou em cheio quando descreveu o próprio livro como sendo "uma grande história sobre uma pequena cidade", pois se trata de fazer uma enorme crítica a hipocrisia da sociedade, e como as pessoas, talvez por agirem por um impulso egoísta buscando pelo que desejam sem pensar no próximo ou nas consequências de seus atos, acabam por desencadearem a própria ruína.


Luana Beltramini Vilela.

2 comentários:

  1. Gostei muito da sua resenha..então, eu não fui muito persistente, nas férias de Julho eu comprei o livro para ler, e a história demorava muito, com isso parei na pag 172. Agora no mês de agosto voltei a ler novamente o livro, mas no ônibus, e em um tempo mais curto, agora sim a história está se desenrolando...porém, agora fico sem tempo para ler...estou ainda na página 251...mas acredito que agora vai, só vou precisar de tempo, já q a faculdade não me deixa ter mais tanto tempo assim xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é assim mesmo! Depois da metade a historia vai ficando emocionante!Muito obrigada!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...